<$BlogRSDURL$>
Alma de um VagaMundo

quarta-feira, abril 13, 2005

Roma III - da Piazza Navona à Fontana de Trevi 



Não se recordam os dias, recordam-se os instantes

Relativamente perto do Panteão encontramos a teatral Piazza Navona, o centro social da cidade de Roma. Seja de dia, seja de noite, a actividade não cessa à volta das três fontes barrocas. São inúmeros os pintores que exercem e vendem a sua arte no local, assim como muitos outros artistas de rua, que vão dos saltimbancos aos músicos. É fácil perdermo-nos pelo meio desta apinhada galeria de rua. E não é nada fácil não ceder à tentação de trazermos connosco algumas das atraentes obras expostas. Na Piazza Navona também não faltam os cafés e os restaurantes com as suas sempre cheias esplanadas. O único senão é mesmo os preços praticados. Mas dias não são dias...



Indo ao particular, a grande atracção da piazza é a famosa Fontana dei Quattro Fiumi de Bernini. A referida fonte tem estátuas dominadas por um obelisco que representam os quatro maiores rios do mundo da época da sua criação, nomeadamente: o Nilo, o rio da Prata, o Ganges e o Danúbio. É uma obra magnífica e não é de admirar se passarem uma boa dezena de minutos a olhar para ela de todas as perspectivas possíveis.



Os arredores da piazza são também muito simpáticos. Aconselho um passeio ao longo da Via del Governo Vecchio, onde podem sentir a Roma antiga, caracterizada pelas fachadas dos edifícios renascentistas, pelos fascinantes antiquários e pelas inúmeras trattorie.



Após nos perdermos em passeios pelas ruelas circundantes à piazza Navona, rumamos para o nordeste de Roma onde nos deparamos com a maior e mais famosa fonte de Roma, a Fontana de Trevi. Este projecto de Nicola Salvi tem como figuras centrais Neptuno ladeado por dois tritões. O lugar marcava o final do Aqueduto de Aqua Virgo, que canalizava água para as novas estâncias termais de Roma. Um relevo no primeiro andar, mostra uma rapariga, de seu nome Trivia, a quem a fonte deve o seu nome. Conta a lenda que ela mostrou a nascente de água aos sedentos soldados romanos, a 22 kms da cidade.



E quem por aqui passa não deve partir sem cumprir a já lendária tradição de mandar uma moedinha para a dentro da fonte. Dizem que assegura que um dia voltarão à cidade eterna.
Mas não podem atirar a moeda de qualquer maneira. Existe todo um ritual romano a cumprir para assegurar a vossa futura viagem a Roma: devem estar de costas para a fonte, segurar a moeda com a mão direita e mandá-la para trás com um movimento sobre o ombro esquerdo. Não devem olhar para a moeda, portanto se tiverem dúvidas em relação à vossa pontaria peçam a alguém para conferir.



Obviamente que também nós cumprimos a tradição, se bem que para tal, tivemos que abrir caminho através de uma multidão de turistas. Mas valeu bem a pena até porque a Fontana de Trevi foi o nosso ponto de eleição em Roma. Se tiverem oportunidade não deixem de por lá passar à noite. Aproveitem e jantem num dos óptimos restaurantes que se podem encontrar nas ruelas circundantes. Para Itália, os preços estão em conta e a maior parte dos restaurantes tem uma vasta carta de vinhos.

A. Narciso @ quarta-feira, abril 13, 2005

| top |

2004 by Alexandre Narciso

Powered by Blogger.

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License.

referer referrer referers referrers http_referer